terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A reinvenção da sociedade

Há algum tempo, confirmei em um artigo a iminência do fim do mundo. A lógica da afirmação não consiste na fantasiosa interpretação do calendário maia, disseminada mundo afora por determinadas personalidades que, na falta de algo melhor para fazer, insistem em anunciar que o fim do mundo ocorrerá no ano de 2012. Consiste no fim do mundo que conhecemos na atualidade. A profunda crise econômica que abala os EUA e o continente europeu expõe as inúmeras fragilidades que o atual modelo econômico, político e social possui, e explicita o desastre de uma conjuntura social que esfacela os sonhos de 99% da população mundial em beneficio de uma elite festiva que parece flutuar em meio ao caos alucinante que atinge a maioria da população em tempos de globalização econômica e cultural.
Contudo, ao mesmo tempo em que a globalização tornou claras as desigualdades sociais, tão profundas quanto inaceitáveis, se converteu em um fenômeno caracterizado pela rapidez de informação, sem o qual não teria sido possível consolidar as redes sociais da internet como um poderoso instrumento de transformações sociais. Como se sabe, o triunfo do capitalismo sobre o modelo socialista, no ato do desmoronamento da antiga União Soviética (URSS),fez parecer que,por décadas afora,o mundo viveria um período de estabilidade,caracterizado por uma completa ausência de revoluções,ou mesmo por qualquer mudança de hábitos que viesse a possuir maior significância.Duas décadas após o triunfo do capitalismo,as distorções provocadas pela má distribuição de recursos em escala global,associadas ao ímpeto revolucionário da juventude globalizada,traz de volta as revoluções.
Em 2011, a primavera Árabe, que começou após a auto imolação de um jovem desesperado com ação autoritária e medíocre de policiais tunisianos que o impediram de vender frutas para sustentar sua família, alterou profundamente o contexto geopolítico global e foi seguida por revoltas gigantescas na Europa, consolidando um movimento revolucionário que parece reativar a comuna, e é diariamente reforçado através de ações inteligentes no twitter, e no facebook.
Como se não bastasse, desde o dia 17 de setembro, os EUA assistem ao movimento ocupe Wall Street, no qual milhões de pessoas tem ocupado praças e culpado o sistema financeiro pela catástrofe financeira que dissemina a desesperança em uma nação cuja história sempre foi pautada por um contexto de prosperidade. O movimento, cujo slogan é “somos os 99%”, está ganhando a adesão de pessoas em todo o planeta, e o atual cenário político e econômico mundial, já marcado por constantes protestos, vai aos poucos incorporando o descontentamento da população da maior potencia do planeta, os EUA, algo antes inimaginável. As revoluções em curso parecem tomar proporções gigantescas e convergir para uma única, potente e globalizada revolução que constitui o fim do mundo que conhecemos hoje, através da refundação das estruturas organizacionais e da reinvenção da sociedade global. Ao que parece, a primavera revolucionária vai avançar pelas estações que estão por vir.

Chico Andrade é Geógrafo,professor,escritor e cientista político.
jpg/profesorchico.jpg

Marcos Valério e sócio têm habeas corpus concedidos pelo STJ

O publicitário Marcos Valério e um dos sócios, Francisco Marcos Castilho, presos há 11 dias em Salvador, tiveram os pedido de habeas corpus concedidos na tarde desta terça-feira (13) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Eles foram presos em Minas Gerais durante a operação Terra do Nunca  deflagrada pela Justiça da Bahia e que investiga crimes de grilagem de terra e aquisição de papéis públicos.
O pedido de habeas corpus de outro sócio Ramon Hollerbach, detido na mesma ocasião, ainda não foi apreciado, informa o STJ. Na tarde de segunda-feira (12), o STJ concedeu o harbes corpus para Margaretti Maria de Queiroz Fre, também sócia da empresa de publicidade e propaganda, que teve liberdade restabelecida no mesmo dia, segundo a Polícia Civil da Bahia.
A delegada Neide Barreto, titular da Polícia Interestadual (Polinter), onde os suspeitos estão detidos, informa que é necessário que o STJ envie a documentação formal para a sede da unidade para execução da decisão. “Chegando a documentação, nós os colocaremos em liberdade. Pode ser hoje, amanhã, às vezes até dois dias, não tem prazo. O interesse é por a pessoa em liberdade o mais rápido”, explica.

Casos de Aids aumentam 150% na Bahia

Nos últimos três anos, foram registrados 3.614 novos casos de Aids na Bahia, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado. Somente em 2010, houve um crescimento de 155% em relação ao ano anterior, totalizando 1.976 casos. Este ano, até agosto, foram identificados 864 pacientes com o vírus HIV.
Além do número de incidências da doença, que apresentou um acréscimo principalmente em 2010, há outros dados que chamam a atenção. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia, com 1241 pessoas, 50% dos pacientes de HIV Aids têm acesso tardio aos serviços de saúde, o que diminui a expectativa de vida. Outros 40,3% levam até três meses para ter a primeira consulta médica e apenas um quarto chega aos serviços públicos de saúde, um mês após o diagnóstico.
A coordenadora da pesquisa, a cientista baiana Inês Dourado, afirma que o acesso tardio é hoje uma das principais preocupações na luta contra a epidemia de Aids. “Tem impacto no curso clínico da infecção, na efetividade do tratamento, na qualidade de vida dos pacientes, no risco de morte e nos custos para o sistema de saúde”, disse.

Perlla exibe barrigão em Búzios

Nesta terça-feira, 13, Perlla exibiu seu barrigão ao lado do marido, Cássio Castilhol, em uma praia de Búzios. A cantora postou a foto no Twitter.
"Pérola mexendo muito... Acho que ela já gosta de praia rsrsrsrsr. Nós 3 na praia... S2", escreveu ela no microblog. Perlla espera seu primeiro filho e está no quinto mês de gestação.
No início de dezembro, a cantora teve uma surpresa ao descobrir que não esperava um menino e, sim, uma menina.
Perlla posta foto de bikini mostrando a barriga (Foto: Twitter / Reprodução)